terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Eventos natalícios com entrada livre


Muitas sugestões de actividades gratuitas disponíveis no Escape.

Panda Biggs Ice Park Extreme no Parque Eduardo VII, em Lisboa, é um verdadeiro parque de diversões no gelo, vai estar aberto, com entrada livre, até dia 28 de dezembro, entre as 11h00 e as 19h00. Com uma área total de 800m2, engloba uma pista de gelo de 200m2 e um Fun Slide de 40 metros que garantem momentos repletos de emoção e diversão em família, indicados para crianças e adultos e crianças a partir dos 3 anos.

Presépio de Rua em Monsaraz com 46 figuras em tamanho real, que vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde haverá uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal, a Virgem, São José e o Menino. A autora do Presépio, a escultora Teresa Martins, criou mais três figuras este ano, nomeadamente um cavalo puro-sangue árabe com um guarda montado que estará à entrada de Monsaraz, uma figura feminina que ficará junto a uma talha e que será enquadrada numa área onde será feita uma alusão à vitivinicultura e à olaria, e uma rapariga com um cesto no braço que integrará o elenco.

Mistérios de Natal, nas ruas de A-das-Mercês. Até dia 24 de Dezembro o evento “Mistérios do Natal” vai invadir o bairro de Lisboa onde se podem descobrir múltiplas surpresas concentradas nos capítulos “celebrar com amizade”, “comprar com o coração” e “saborear com prazer”! Pleno de surpresas para toda a família, excelente para passear e fazer compras de Natal originais, o bairro das Mercês reúne neste evento mais de cem estabelecimentos e mais de 40 artesãos que o convidam a redescobrir o verdadeiro espírito do Natal. Há ainda concertos, leitura de contos, oficinas de reciclagem, exposições, documentários, sessões de fotografia, entre outros.

Natal no Porto: além das decorações espalhadas por toda a cidade e da árvore de Natal com 26 metros de altura e 14 metros de largura, haverá uma instalação de baloiços e luzes na Avenida dos Aliados, animação de rua com música ou pequenas peças de teatro itinerantes e um musical de Wanda Stuart “Quando o Natal chega à cidade”, a decorrer nos dia 21 e 22 com entrada gratuita. A cidade do Porto tem também uma pista de gelo para animar este natal! A pista de gelo é ao ar livre, na Praça da Batalha, com uma área de 28 metros por 12. A pista vai estar aberta ao público, de forma gratuita, até 7 de Janeiro.

Penela Presépio 2012: o maior presépio animado do país. O Penela Presépio 2012 está em exibição entre 8 de dezembro 2012 e 6 de janeiro de 2013 no Castelo de Penela. Com cerca de 500m2, contém mais de 100 figuras em madeira em movimento que atraem todos os anos muitos visitantes a Penela. Além do presépio, a vila promete muita animação, música e alegria nesta referência nacional na quadra natalícia. 

Bazar de Natal de Serralves: até 31 de dezembro, das 10h00 às 19h00 o Hall do Museu de Serralves acolhe mais uma edição do Bazar de Natal. Ideias para prendas de Natal desde jogos e brinquedos didácticos  acessórios de moda, artigos de decoração e casa, papelaria e decorações de Natal criativas. O grande destaque são os produtos exclusivos com marca Serralves: as peças de decoração de estanho e prata, as velas perfumadas e sabonetes, os blocos-notas e canetas e também os cabazes com produtos gourmet. Estes cabazes incluem produtos alimentares como chás, mel, compotas, azeite, vinagre, todos em embalagens decoradas com a imagem de Serralves.

Viana Criativa: “Beijo-te, Viana”, o terceiro evento integrado na actividade “Os Seis Sentidos de Viana”, no âmbito do projecto “Viana Criativa”, realiza-se em vários locais do centro da cidade de Viana do Castelo até dia 23 de Dezembro. O evento promete aquecer os dias mais frios com um vasto programa cultural que alia o tradicional ao contemporâneo, bem como antecipar o Natal, onde os sabores e cores ganham forma e relevo. Exposição de artesanato tradicional e contemporâneo, mostra de produtos, ateliês de cozinha, workshops de fotografia, música contemporânea, sonoplastia, escultura e arranjos natalícios e uma árvore de Natal sustentável, movida a energia humana, que irá pôr os participantes a pedalar!

Mini Porto Belo: todos os sábados, a Praça Carlos Alberto no centro da cidade do Porto recebe o Mercado Mini Porto Belo que recriara o ambiente do famoso mercado londrino de Portobello. Este mercado tem várias barraquinhas de artesãos e vendas em segunda mão, música e animação durante todo o sábado. Dia 22 chega a 21ª edição do mercado com a edição de Natal. Das 11h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30, a Praça Carlos Alberto receberá, como habitualmente, dezenas de crianças e jovens cheios de vontade de mostrar os seus talentos e especialidades e de entregar os seus pertences a novas mãos.

Natal no Mar Shopping: o Mar Shopping tem várias atividades natalícias de cariz gratuito preparadas especialmente para esta quadra. Até 6 de janeiro a Aldeia de Natal, um local inspirado nos típicos mercados nórdicos, com várias iniciativas gratuitas para toda a família, desde ateliês, workshops a uma peça de teatro, que trazem a animação ao centro comercial. Há ainda o Mercado de Natal cheio de produtos regionais do país para escolher as suas prendas de Natal. 

Natal em Lisboa 2012: até 22 de Dezembro, várias igrejas da cidade vão ganhar uma nova vida, ao som de coros, ensembles e orquestras portuguesas. Sexta, dia 21, no Cinema São Jorge, a música ganha a forma de Maratona de Natal, num passeio por quase todas as classes e formações da Escola de Música do Conservatório Nacional. Um serão de música para todos os gostos e idades, também de entrada livre.

Natal no Aeroporto de Lisboa: o Aeroporto de Lisboa tem um evento especial programado para celebrar este Natal. A iniciativa integra-se no Programa Ver, Ouvir e Degustar, que dá a conhecer a "diversidade de Portugal". No domínio da música, no dia 22 de Dezembro, pelas 16h00 na área pública de chegadas, é chamado ao palco o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em actividade desde 1943, numa parceria com o OPART. Em plena época festiva o Aeroporto de Lisboa convida os seus passageiros a assistir a um num concerto ao vivo que reúne um reportório de clássicos internacionais e nacionais, que passam pela Canção tradicional Portuguesa de Natal, Natal de Elvas a James Lord Pierpont com o reconhecido Jingle Bells, recriando através das vozes de um dos mais consagrados coros nacionais o espírito e as tradições do Natal ocidental, em versões acústicas e intimistas.

Palácio do Gelo em Natal solidário: o Palácio do Gelo Shopping e a Fotoclik uniram-se para proporcionar um Natal especial a várias instituições sociais da região de Viseu. Até dia 24 de Dezembro, os vários organismos de apoio em diversas valências são convidados a levar os seus utentes até ao Palácio do Gelo Shopping para viverem um dia diferente, onde terão também a oportunidade de tirar fotografias com o Pai Natal. Inseridas na programação de Natal do centro comercial há outras actividades, entre as quais o sorteio de Natal de dois Renault Twizy que termina a 7 de janeiro, e um espectáculo especial de Natal, que decorrerá na Pista do Gelo, no próximo dia 23, às 15h30. A pista de gelo, com cerca de 200 m2, tem sido, de resto, um dos espaços mais procurados pelos clientes e frequentadores do shopping que ali têm passado momentos de grande diversão. Situada no piso 3, a única pista de gelo fixa em Portugal, a funcionar durante todo o ano, é o espaço ideal para quem deseja viver uma experiência única e com espírito de Natal, patinando livremente ou frequentando aulas de aprendizagem.

Aldeia de Natal: Vila Real de Santo António recebe mais uma edição da Aldeia do Natal, na Praça Marquês de Pombal até 6 de janeiro de 2013. No espaço não falta a casa do Pai Natal, onde os mais novos poderão escrever cartas com os seus pedidos. Haverá ainda oficinas de culinária, pinturas faciais e modelagem de balões. Tudo isto será enquadrado por uma Feira de Natal, além de carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis. Esta programação será acompanhada por música ambiente e por concertos, dinamizados por associações locais, que terão lugar durante os fins de semana do mês de Dezembro. Um dos pontos altos das celebrações será o presépio gigante de Vila Real de Santo António, instalado no Centro Cultural António Aleixo. A estrutura abre ao com mais de 3500 figuras e 16 toneladas de material. Às iniciativas de rua, junta-se a Mostra de Artesanato Natalícia, que terá lugar a 22 de dezembro, em Vila Real de Santo António, junto à Câmara Municipal, entre as 10h00 e as 17h00.

Fundão Natalício: a Capinha irá transformar-se em Aldeia Natal, até 6 de janeiro, com a realização de diversas iniciativas relacionadas com os sabores, os sons e as tradições da quadra natalícia. Neste evento salientam-se os concertos, o teatro, uma exposição de fotografia, os contos de Natal, os tradicionais Madeiro, Missa do Galo e Ceia de Natal Tradicional, tendo como momento alto a encenação de Natal, numa feira recheada de sabores típicos. Na Praça do Município realiza-se, até 2 de janeiro, a exposição de árvores de Natal que participaram no IV Concurso de Árvores de Natal. No mesmo sítio está ainda a Casa do Pai Natal destinada a todas as crianças com actividades lúdicas como ateliês de construção de presépios, elaboração de enfeites de Natal e outras expressões plásticas relacionadas com a época. A Praça do Município conta ainda com a presença de um carrossel, de 13 a 24 e de 26 a 30 de dezembro, das 10h00 às 18h00, o pónei do Pai Natal, de 15 a 23 de dezembro, das 10h00 às 17h00, e a charrete do Pai Natal, de 15 a 23 de dezembro, das 14h00 às 17h00.

Natal Conquista a Praça da Figueira: a 5ª edição do “Figueira Marca-te” na Praça da decorre até 23 de dezembro. Os cheiros e sabores do Natal invadem a Praça da Figueira, durante mais de uma semana numa iniciativa promovida pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP) com organização da Noz Consultoria e a colaboração da CML. O “mercado tradicional” e a animação cultural vão alegrar a emblemática Praça lisboeta, na qual os visitantes poderão encontrar os melhores produtos tradicionais portugueses e fazer as suas compras de Natal. 

Artesanatus e Feira Alimentar no Porto: a Artesanatus - Feira de Artes e Ofícios é um certame que se destaca pela qualidade e excelência, sendo considerado uma referência no panorama nacional e internacional. Na presente edição, estarão presentes mais de 50 expositores acreditados com carta de artesão e unidade produtiva artesanal. A iniciativa decorre até 23 de dezembro na Praça D. João I. Na Praça dos Poveiros decorre ainda uma viagem pelos sabores de Portugal, com particular destaque para a doçaria natalícia, a nova aposta que tem como objetivo divulgar a gastronomia portuguesa, nas suas vertentes patrimonial, cultural e turística. 

FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos: com cerca de 100 stands oriundos de todo o país, a FAMA está de regresso de 8 a 23 de dezembro, sendo a maior de sempre. A Câmara Municipal de Matosinhos promove a FAMA Natal em parceria com a ANDARTE – Associação de Artesões de Matosinhos, de 8 a 23 de dezembro, com horário de funcionamento das 10h00 às 20h00. Este certame é um espaço de divulgação e promoção do sector, com cerca de 100 stands reunindo artigos tão diferentes como os brinquedos tradicionais de madeira e chapa ou a olaria e os trabalhos em couro, “santeiros”, passando pela demonstração do trabalho ao vivo, promotora de interacção entre os artesãos e os visitantes.

Barbie e Hot Wheels no Braga Parque: O espírito de Natal já chegou ao Braga Parque. No segundo piso, as crianças podem descobrir mundo do sonho e da fantasia: basta escolher entre o Espaço Barbie – onde as meninas têm a oportunidade de experimentar os vestidos da mais famosa boneca do Mundo, de se pintar nos toucadores de maquilhagem, de fazer desenhos e de participar em passatempos divertidos – ou o Espaço Hot Wheels, onde os rapazes vão poder explorar o mundo das corridas de carros, com pistas e muitas aventuras divertidas. 

Tempo de Natal em Almada: concertos, exposições, peças de teatro, ateliês, festas e mercados de natal, passeios solidários, lançamentos de livros e muitas outras propostas convidam-nos a sair para a rua e viver estes dias de forma genuína, valorizando o que de melhor podemos retirar desta quadra. A partilha, a solidariedade e os afectos. Pelas ruas, igrejas, lares, juntas de freguesia, equipamentos culturais, espaços comerciais, vão espalhar-se as vozes de homens e mulheres, que cumprem a tradição de cantar Do Natal aos Reis em Coro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário