sábado, 8 de setembro de 2012

Poupar... economizar... para o governo tirar!

Hoje perguntavam-me "andamos a poupar para quê?".

Fiquei a olhar a pergunta... como se ele própria me pudesse responder.
Poupo e tento gastar o menos possível em todas as compras que faço para não contar os cêntimos, porque um ordenado para casa, contas, comida, transporte, roupa, saúde e demais despesas que se multiplicam evapora-se enquanto se esfrega um olho.

Ninguém ficou indiferente ao comunicado que o primeiro ministro fez ontem ao País. Ok, eu reformulo, quem trabalha e não ganha milhares por mês, quem não vive de subsídios nem é patrão e quem não é rico não ficou indiferente.
No que a mim me respeita não consegui ainda sequer pensar no que vai deixar de entrar por mês... sou incapaz de fazer contas para o saque contínuo que este governo, suposto democrata, nos faz desde que foi eleito. Este governo que ganham em média mais 100€ do que quando foram eleitos! Este governo que mesmo morando em Lisboa tem subsídios chorudos de alojamento e deslocações! Este governo que vive às custas do povo e que tudo lhe tira! Este governo que só parará quando tirar o pão e água, porque o tecto há muitos que já o perderam!

O Jornal de Negócios fez as contas: afinal os trabalhadores vão enfrentar um corte no salário que levam para casa que pode chegar aos 14%, ou seja, o equivalente em termos líquidos ao subsídio de férias e de Natal. Os funcionários públicos ainda ficam pior, podem perder até três. Efeitos que o primeiro-ministro omitiu na sua intervenção. Veja as simulações:


Como é isto possível e legítimo depois de séculos de luta para conquistar direitos agora roubados em meia-dúzia de meses???
Como é possível tirarem a quem ganha o salário mínimo, que passará a ganhar 397€!!!!, para darem aos patrões? Como é possível encherem sempre e sempre e sempre o bolso aos ricos? Como é admissível destruírem sonhos de uma vida e obrigarem as pessoas a serem obrigadas a sobreviver em vez de viver?

Eu não pergunto para o quê que ando a poupar mas aonde vou poupar para chegar ao fim do mês? 

Sem comentários:

Enviar um comentário